O programa Pessoas 2030 apoia a distribuição de alimentos a pessoas carenciadas através de duas modalidades: distribuição direta de cabazes (com produtos secos, refrigerados e congelados) e distribuição indireta com cartões sociais eletrónicos.
O programa é financiado pelo Fundo Social Europeu Mais e pelo Estado português e inclui medidas de acompanhamento, como formação sobre gestão do orçamento e prevenção do desperdício. Para aceder a este apoio, as pessoas em situação de carência económica devem dirigir-se ao seu serviço de Ação Social Municipal ou ao Instituto da Segurança Social.
É um programa de apoio social financiado por fundos europeus que fornece alimentos e bens essenciais a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica. O objetivo é garantir a segurança alimentar e promover inclusão social.
Podem beneficiar pessoas ou famílias com rendimentos baixos, desempregadas, ou em situação de fragilidade social, sinalizadas pelos Serviços de Ação Social, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia ou Instituições parceiras como a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós.
O apoio inclui:
Não. Todo o apoio é gratuito para os beneficiários, sendo financiado pelo Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), no âmbito do Programa Pessoas 2030.
A gestão é feita pelo Instituto da Segurança Social, em parceria com instituições locais como a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, que asseguram a distribuição dos alimentos.
A frequência é mensal.