As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam.
Ser voluntário é um ato de cidadania. Surge do cidadão que, motivado pelos valores de solidariedade e participação, procura dedicar o seu tempo, de forma livre e desinteressada à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Ser voluntário é ter a consciência de que a participação na comunidade em que se encontra, tem um impacto positivo, quer naqueles que o praticam, quer nos que dela beneficiam, direta ou indiretamente.
Ser voluntário é escolher de livre vontade o que se quer fazer, de forma criativa e comprometida, pontual ou contínua, rica e solidária.
O voluntariado é fundamental para a força, resistência, solidariedade e coesão social da comunidade, é uma demonstração poderosa de como a solidariedade posta em prática pode construir um mundo melhor para todos e onde todos podem contribuir com o seu tempo, conhecimento e energia para a paz, o bem-estar e o desenvolvimento.
Nestas organizações, acreditamos que uma sociedade só será verdadeiramente cidadã, se as pessoas atuarem na área social de uma forma mais proactiva, do que simplesmente como contribuintes. Pagar impostos e deixar todos os problemas sociais para o Estado é um modo cómodo de não-envolvimento. Quando o indivíduo faz algum tipo de trabalho voluntário, seja ele qual for, descobre que a filantropia é um prazer e não somente uma obrigação.
Porque, quando damos, também recebemos em troca: contacto humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de nos sentirmos úteis.
Cada um de nós pode partilhar competências, conhecimento e/ou tempo contribuindo para uma sociedade mais coesa e solidária. Como começar? Procure ajudar os amigos, os vizinhos ou as instituições mais próximas de si.
Inscreva-se no voluntariado da Misericórdia de Porto de Mós.
Nota: Os dados fornecidos pelos candidatos e que constam desta ficha, são confidenciais e destinam-se apenas a uso exclusivo da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós.
Quando nos preocupamos com a sorte dos outros, quando nos mobilizamos por causa de interesse social, estamos a estabelecer laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempo de crise, tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.
Deste modo, ser voluntário na Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós é desenvolver uma actividade de solidariedade na certeza de poder dar um contributo para a construção de um futuro diferente e melhor. Se está interessado, seja voluntário.
SOLIDARIZA-TE CONNOSCO!
Nota: Os dados fornecidos pelos candidatos e que constam desta ficha, são confidenciais e destinam-se apenas a uso exclusivo da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós.