Instituição

História

A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, foi fundada no ano de 1516 e instituída na ordem jurídica canónica apresentando-se como uma instituição de cariz social, no Concelho de Porto de Mós.

A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós tem como missão a promoção de respostas e iniciativas adequadas à prossecução dos seus fins e às necessidades diagnosticadas na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e proteção dos grupos sociais mais vulneráveis.

A Instituição tem direcionado a sua atividade para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, através da atualização do modelo de gestão organizacional potenciando a melhoria contínua junto dos seus colaboradores, parceiros e entidades envolvidas na sua ação, de modo a ser reconhecida como entidade local, preponderante na intervenção social e áreas afins.

Em 1975, a SCMPM iniciou procedimentos para a construção de um edifício que, num primeiro momento, acolhesse um equipamento destinado à resposta social Creche na vila de Porto de Mós e, posteriormente, a resposta social Educação Pré-Escolar.

Em 1995 foi inaugurada a resposta social ERPI, como atualmente é designada (Estrutura Residencial para pessoas idosas), edifício onde acolhe a resposta social Centro de Dia. O Serviço de Apoio Domiciliário teve início como resposta social em 1996 prestando apoio individualizado e personalizado aos idosos residentes na freguesia de São João/São Pedro.

Em 2008, foi inaugurada uma infraestrutura já existente, adaptada para um Centro de Medicina Física e Reabilitação, permitindo à comunidade beneficiar de tratamentos de fisioterapia no concelho de Porto de Mós, até então indisponíveis.

Em setembro de 2013 é inaugurada uma Unidade de Cuidados Continuados, com tipologia de Longa Duração e Manutenção, com capacidade para 40 utentes (30 RNCCI e 10 em internamento privado). Neste espaço, são proporcionados cuidados de saúde e apoio social a cidadãos com doenças ou condições crónicas, apresentando diferentes níveis de dependência e complexidade, que não dispõem de condições para serem assistidos no domicílio ou noutra estrutura de apoio

Em 2024 para responder às necessidades da comunidade procedeu-se à abertura de uma nova resposta social de Creche, “O Rosmaninho”, na localidade de Corredoura.
Ao nível de intervenção a SCMPM é Promotora e Mediadora de programas Comunitários, visando a distribuição direta de bens de primeira necessidade a pessoas mais carenciadas, assim como, de Programas de Emergência Alimentar, assegurando refeições diárias a pessoas e famílias economicamente mais desfavorecidas.