A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, Instituição Particular de Solidariedade Social, celebrou, no dia 22 de Julho de 2012, um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, para o programa comunitário Cantina Social.
A Cantina Social insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar (PEA), o qual tem como objetivo suprir as necessidades alimentares de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.
Esta Resposta Social é um meio de garantir alimentação às pessoas e/ou famílias, independentemente do seu consumo ser efetuado no domicilio ou, excecionalmente, em meio institucional.
São considerados clientes da Cantina Social as pessoas e/ou famílias que se enquadrem nas seguintes condições:
a) Situação já sob apoio social, desde que o apoio atribuído não seja no âmbito alimentar;
b) Situações recentes de desemprego múltiplo e com despesas fixas com filhos;
c) Famílias/indivíduos, com baixos salários e encargos habitacionais fixos;
d) Famílias/indivíduos, com doença crónica, baixo rendimento e encargos habitacionais fixos;
e) Famílias/indivíduos, com reformas/ pensões ou outro tipo de subsídios socias baixos;
f) Famílias monoparentais, com salários reduzidos, encargos habitacionais fixos e despesas fixas com filhos;
g) Situações de emergência temporária, tais com incêndio, despejo ou doença, entre outras;
Na aplicação destes critérios, caso exista um rol de candidatos à Cantina Social, deve ter-se em conta que se procurará dar resposta prioritária aos casos mais graves.
Não podem beneficiar da Cantina Social, as pessoas e/ou famílias que:
a) Já sendo cliente da Instituição, beneficie de alimentação e/ou refeições por via de frequência de qualquer outra resposta social em que se encontre inscrito;
b) Já seja(m) apoiado(s) por qualquer outra via ao nível da alimentação (como por ex. banco alimentar, cantina social, distribuição direta de alimentos a sem abrigo, entre outras).
Deste modo, a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós providenciou mais uma Resposta Social que vai de encontro às necessidades sentidas na atual conjuntura económica e social.
Atualmente a SCMPM tem acordo de cooperação para 22 refeições diárias.