Creche

A Creche é o local onde as crianças passam grande parte do dia. É o espaço onde têm as maiores experiencias de aprendizagem e desenvolvem as suas características a nível pessoal e social. Daí surge a necessidade de criar as condições necessárias para o bom desenvolvimento da criança, não só através das relações com os outros, como também, através da organização do espaço que a envolve.

Esta preocupação crescente com os primeiros anos de vida da criança e com a qualidade dos contextos em que esta é enquadrada, é algo que está patente em diferentes sociedades em geral devido, essencialmente, ao reconhecimento da importância desta fase do desenvolvimento da criança enquanto indivíduo.

Na Creche, o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças mais pequenas não se desenvolvem em ambientes “escolarizados”, onde se realizam atividades em grupo, dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais. 

Os tempos por excelência de aprendizagem das crianças mais pequenas ocorrem durante interações entre o adulto e a criança.

Patrocinadores