A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós tem na sua missão a promoção de respostas e iniciativas adequadas à prossecução dos seus fins e às necessidades diagnosticadas na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e proteção dos grupos sociais mais vulneráveis.
VALORES
- Humanização de cuidados - Fomentar relações de proximidade, com empatia e assertividade, respeitando a individualidade e dignidade do outro.
- Respeito - Representa a inviolabilidade da integridade física, psicológica e moral, abrangendo os direitos humanos, nomeadamente a igualdade, a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores individuais, das ideias próprias, das escolhas pessoais, crenças e dos espaços e objetos pessoais.
- Confidencialidade – Afirma-se pela proteção de factos e informações relativas aos clientes para que sejam sigilosamente guardadas, não sejam reveladas sem o seu consentimento esclarecido.
- Cooperação - Materializa-se em todas as atividades, expressando o carácter da Organização, assentando na solidariedade e interajuda entre todos os intervenientes.
- Lealdade - Caracteriza-se por respeitar as hierarquias, agir com sinceridade e honestidade para com todos os intervenientes, conferindo credibilidade à Organização.
- Transparência – Pautar os comportamentos e serviços com rigor e clareza, consolidando a credibilidade da instituição.
- Profissionalismo – Trata-se de dedicar o maior empenho e disciplina no cumprimento das tarefas são confiadas em todos os momentos da sua atividade, procurando atualizar e aperfeiçoar continuamente as suas competências profissionais, como condição do sucesso pessoal e da Organização.
- Integridade – Abster-se de receber, de terceiros, qualquer tipo de pagamentos ou favores suscetíveis de criarem, a quem os oferece, expectativas de favorecimento nas suas relações com a Instituição.
- Solidariedade e Responsabilidade Social – É a disponibilidade para o Outro de forma a promover a dignidade humana, através de ações de proximidade e pela integração de preocupações sociais no quotidiano da Organização, interligando-se com todas as partes interessadas e contribuindo para uma sociedade mais justa.
- Multidisciplinariedade e interdisciplinaridade – Promoção do trabalho de equipa e do espírito de entreajuda, através da articulação das diferentes áreas de conhecimentos.