A definição do papel que a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós tem na comunidade portomosense, só poderá ser compreendido se estiverem presentes três palavras: Memória, Pessoas, Inovação.
MEMÓRIA
Relembramos a sua fundação e o seu percurso ao longo dos cinco séculos, que engradecem a sua ação. Estivemos sempre presentes, apoiando os mais desfavorecidos, alimentando os mais pobres, prestando os cuidados de saúde num tempo de escassez de meios. Mas mais que o respeito pela nossa riqueza histórica, recordamos contemporaneamente os nossos Irmãos, que edificaram um projeto de intervenção social e comunitário. A segunda metade do século XX e início do Século XXI teve a participação voluntária de Irmãos que contribuíram para que a Santa Casa da Misericórdia tenha a dimensão que hoje reconhecemos. Hoje e sempre queremos homenagear essas grandiosas pessoas.
PESSOAS
São os nossos jovens, os nossos seniores, os nossos colaboradores, os nossos Irmãos, são eles a razão da existência da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós e são eles a razão da presença de pessoas, que compõem os órgãos sociais da Instituição. Temos a responsabilidade de cumprir a nossa missão, ajudando os nossos jovens a crescer num ambiente saudável que permita que os valores da sociedade estejam presentes; ajudando os nossos seniores a ter qualidade de vida, acompanhamento, conforto, amizade; ajudando os nossos colaboradores, no projeto da sua vida profissional; os nossos Irmãos, a estarem presentes nos nossos projetos, a participarem ativamente na vida da Instituição.
INOVAÇÃO
Temos de perceber o que se passa hoje na nossa comunidade, mas temos a obrigação de responder de forma célere, ao que prevemos que possa acontecer. É nosso objetivo, é também nosso compromisso, estudarmos, participarmos e propormos novos caminhos, para responder aos desafios que a sociedade nos coloca. É um desafio para toda a Instituição, mas é também um estímulo para a Comunidade. Vamos conseguir trilhar o caminho do Futuro, com a participação de todos.
Assim espero e Bem Hajam
Paulo Manuel Ribeiro Carreira