Saúde

Cuidados Continuados

Missão

A UCCIPM pretende contribuir, numa perspetiva integrada, para o processo ativo e contínuo de recuperação e manutenção global dos seus clientes, prestando mais e melhores cuidados de saúde, em tempo útil, com humanidade e numa perspetiva de solidariedade social, de harmonia com o espírito tradicional constante do Compromisso da Misericórdia;

A UCCIPM presta cuidados no âmbito da Longa Duração e Manutenção, consagrando a complementaridade em estreita articulação e colaboração com os outros serviços que integram a RNCCI;

Visão

A UCCIPM pretende continuar a prestação de cuidados continuados integrados a pessoas que independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, tendo em conta:
a) A melhoria das condições de vida e de bem-estar das pessoas em situação de dependência, através da prestação de cuidados continuados de saúde e/ou de apoio social;
b) O apoio, o acompanhamento e o internamento tecnicamente adequados à respetiva situação;
c) A melhoria contínua da qualidade da prestação de cuidados de saúde e de apoio social;
d) O apoio aos familiares ou prestadores informais, na respetiva qualificação e na prestação dos cuidados;
e) A articulação com outras unidades da RNCCI, organismos locais ou outras entidades, de forma a garantir a continuidade de cuidados, a satisfação das necessidades das pessoas em situação de dependência e a otimização da utilização dos recursos.

Valores

São valores fundamentais e de observação indeclinável na atividade desenvolvida pela UCCIPM: 

Regulamento Interno

Regulamento Interno | Quartos Privados

  • Objetivo: Apoiar pessoas com doenças crónicas, que possuem diferentes níveis de dependência e não podem ser cuidadas em casa. 
  • Duração: Internamentos até 180 dias. 
  • Serviços: Oferecem cuidados Médicos, Enfermagem, apoio Psicossocial, atividades de manutenção e estimulação, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Animação Sociocultural, entre outros. 
  • Se estiver num hospital do Serviço Nacional de Saúde: A Equipa de Gestão de Altas (EGA) do hospital pode fazer a referenciação. 
  • Se estiver em casa, ou noutro local (hospital privado, instituição): Contacte a equipa de saúde familiar (Médico, Enfermeiro ou Assistente Social) da Unidade de Saúde que funciona na sua área de residência. Os profissionais do Centro de Saúde apresentam uma proposta de ingresso na RNCCI para a Equipa de Coordenação Local (ECL).

Sim. A modalidade de Descanso do Cuidador, visa proporcionar alívio temporário ao cuidador informal.

O período máximo de acolhimento temporário é de 90 dias por ano, distribuídos por 30 dias de cada vez.

Contacto com os Serviços de Saúde: Contacte o seu médico de família ou um profissional de saúde de um centro de saúde para sinalizar a necessidade de descanso.

Não, a UCCI está obrigada ao cumprimento de regras gerais e específicas de HACCP, que têm como principal objetivo garantir um elevado nível de proteção do utente em matéria de segurança dos géneros alimentícios.

O seu familiar terá o acompanhamento de uma Nutricionista que definirá o plano alimentar que irá garantir as necessidades nutricionais tendo em consideração as preferências do utente. 

Sim, cumprindo critério clínico de estabilidade do seu estado de saúde, critérios sociais e psicológicos.

Não, ao integrar a RNCCI tem direito a meios de proteção para a incontinência, medicação e todos os produtos de higiene necessários.

Sim, a marcação de roupa é obrigatória com numeração que será fornecida no dia da admissão.

  • Agendamento obrigatório através do nº telefone 244 471318
  • Dias uteis das 12h às 17h30;
  • Fins de semana e feriados das 15h às 17h30;
  • 4 pessoas no máximo por visita;
  • Duração da visita: até 30 minutos.
  • Morada da UCCI-SCMPM – Rua de São João nº370, Eiras da Lagoa, 2480-158 Porto de Mós