O Centro de Dia é uma resposta social desenvolvida no edifício da resposta social E.R.P.I. (Lar) da SCMPM que consiste na prestação de um conjunto de serviços, que contribuem para a manutenção do idoso, no seu meio habitual de vida. Respondendo às necessidades sentidas pelas famílias e idosos das freguesias de S. Pedro e S. João, o Centro de Dia dispõe atualmente de um serviço de transporte, de modo, a assegurar a deslocação do idoso do seu domicílio ao Centro de dia, assim com o seu regresso, contando para o efeito, com uma equipa de profissionais com preparação para atuarem de forma humanizada e personalizada.
Deste modo, o idoso tem ao seu dispor no período das 9h00m às 17h00m um conjunto de serviços tais como: alimentação adequada à sua faixa etária e problemática de saúde, administração medicamentosa, cuidados de higiene e conforto, tratamento de roupas, assistência religiosa e apoio psicossocial, atividades de animação sociocultural e desenvolvimento pessoal.
Assim, Plano de Atividades de Animação sociocultural e de Desenvolvimento Pessoal implementado anualmente tem como finalidade incentivar os idosos para o bem-estar físico e psicológico, não só para a partilha e transmissão de saberes e experiências, como também, para uma aprendizagem ao longo da vida, para que nunca desistam de aprender.
O projeto está estruturado por atividades do tipo ocupacionais e de desenvolvimento pessoal: lúdico-recreativas, culturais, sociais, intelectuais/formativas, espirituais/religiosas, quotidianas, desportivas, festivas, estando composto por vários ateliers com atividades específicas. Neste sentido, este equipamento social possibilita a reconstrução de vínculos familiares e comunitários e a conquista de maior grau de independência individual e social, evitando a institucionalização permanente.
Regulamento Interno
Plano de Atividades de Animação Sociocultural e de Desenvolvimento Pessoal
O Centro de Dia é uma resposta social que presta apoio a pessoas idosas durante o dia, proporcionando convívio, cuidados básicos e atividades que promovem o bem-estar físico e emocional. Ao final do dia, os utentes regressam às suas casas.
Podem frequentar o Centro de Dia pessoas idosas que, apesar de manterem alguma autonomia, necessitam de apoio nas suas atividades diárias ou procuram um espaço de socialização e acompanhamento durante o dia.
O Centro de Dia oferece, entre outros, os seguintes serviços:
Não, o Centro de Dia dispõe de serviço de transporte diário para os utentes, mediante disponibilidade e dentro da área de abrangência da instituição.
O Centro de Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30.
Os horários podem ser ajustados em situações pontuais, mediante necessidade e avaliação.
As inscrições podem ser feitas diretamente com a Diretora Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, mediante marcação prévia.
Para a inscrição será necessária documentação pessoal, comprovativos de rendimentos, conforme as normas em vigor.
Sim. O valor da mensalidade é definido de acordo com a situação económica do utente e com o Regulamento Interno do Centro de Dia.
A Diretora Técnica poderá esclarecer todas as condições e critérios aplicáveis.
Sim! São promovidas atividades culturais, recreativas e intergeracionais, bem como comemorações festivas (Natal, Santos Populares, entre outras), que estimulam o convívio e a integração social dos utentes.
Claro. As visitas são bem-vindas e podem ser agendadas através do contacto telefónico ou e-mail da instituição.