Sénior

ERPI (Lar)

A resposta social ERPI (Lar) surge para situações de pessoas idosas em situação de risco ou perda de independência e/ou autonomia, solidão e/ou isolamento social. Esta resposta pretende prestar serviços adequados à satisfação das necessidades dos residentes, prestar apoios necessários às famílias dos idosos no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares. Tomar a decisão de ir para um lar não significa cortar o cordão umbilical com a sua vivência comunitária.

O cidadão deve estar o mais perto possível do seu habitual local de residência e consequentemente dos seus familiares para não aumentar o seu processo de envelhecimento. O ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós pretende combater o modelo assistencialista, prestando um serviço humanizado aos seus idosos preservando a dignidade da pessoa enquanto ser individual.

Para concretizar estes objetivos são disponibilizados serviços para a manutenção e melhoria da qualidade de vida dos idosos, assegurando um conjunto de serviços, tais como: alojamento permanente em quarto duplo com W.C., refeições adequadas à sua faixa etária e problemática de saúde, cuidados de higiene e conforto pessoal, cuidados médicos e de enfermagem, tratamento de roupas e atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional, assistência religiosa e apoio psicossocial.

Todas as atividades de animação visam manter os idosos ativos e combater o sedentarismo que acelera o envelhecimento e consequentes dependências. Deste modo, o Plano de Atividades de Animação sociocultural e de Desenvolvimento Pessoal implementado anualmente tem como finalidade incentivar os idosos para o bem-estar físico e psicológico , não só para a partilha e transmissão de saberes e experiências, como também, para uma aprendizagem ao longo da vida, para que nunca desistam de aprender.

O projeto está estruturado por atividades do tipo ocupacionais e de desenvolvimento pessoal: lúdico-recreativas, culturais, sociais, intelectuais/formativas, espirituais/religiosas, quotidianas, desportivas, festivas, estando composto por vários ateliers com atividades específicas.

Regulamento Interno

Plano de Atividades de Animação Sociocultural e de Desenvolvimento Pessoal

Quem pode ser admitido na ERPI?

A ERPI destina-se a pessoas com mais de 65 anos, que necessitem de apoio de social e cuidados de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e combater o isolamento.

Como posso candidatar-me a uma vaga?
A candidatura pode ser feita presencialmente, preenchendo o formulário de inscrição e entregando a documentação necessária.

Que documentos são necessários para a inscrição?

Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou BI e NIF)

Há lista de espera?
Sim. A admissão depende da disponibilidade e da prioridade social e clínica do candidato.

Que tipos de quartos estão disponíveis?
Dispomos de quartos duplos, todos com casa de banho adaptada e sistema de chamada de emergência.

Que serviços estão incluídos na mensalidade?

  • Alojamento e alimentação completa
  • Cuidados de higiene pessoal
  • Tratamento de roupa pessoal
  • Acompanhamento médico e de enfermagem
  • Atividades ocupacionais e de lazer
  • Serviço de Psicologia

Existem serviços opcionais?
Sim. Alguns serviços, como cabeleireiro, podologia, transporte e fisioterapia, são opcionais e podem ter custo adicional.

Há equipa médica e de enfermagem?
Sim. A ERPI tem médico e enfermeiros que asseguram acompanhamento regular e gestão de medicação.

E se houver uma emergência médica?
A equipa é treinada para prestar os primeiros socorros e acionar o INEM sempre que necessário. Os familiares são informados de imediato.

Quais são os horários de visitas?
As visitas são agendadas e  permitidas todos os dias, das 14h00 às 18h30, com flexibilidade em situações especiais.

Posso levar o meu familiar para passear ou passar um fim de semana em casa?
Sim. Basta avisar com antecedência para garantir o acompanhamento necessário e a gestão de medicação.

Qual é o valor mensal?
O valor depende do grau de dependência do idoso e dos seus rendimentos.

Como é feito o pagamento?
O pagamento é mensal, até ao dia 10 de cada mês, por transferência bancária, débito direto ou nos serviços administrativos.