A Disfagia no adulto: da teoria à prática

“A disfagia é uma dificuldade em deglutir (engolir), devido a alteração nos mecanismos do controle neuromotor ou sensorial da deglutição. Estas dificuldades podem dever-se a: fraqueza muscular dos lábios, língua, véu palatino, faringe e/ou esófago; descoordenação dos movimentos; falta de sensibilidade nas regiões oral e faríngea. É um sintoma comum em diversas doenças.
Pode trazer complicações como desidratação, infeções pulmonares (no caso dos alimentos seguirem pelo trato respiratório em vez do digestivo – aspiração) e subnutrição.”

http://www.itad.pt/disfagia/

 

No âmbito das boas práticas na alimentação da pessoa com disfagia, a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós promoveu, no passado dia 25 de Junho uma formação subordinada ao tema “A Disfagia no adulto: da teoria à prática”.

A ação abordou os seguintes tópicos:

- O que são as alterações de alimentação / deglutição? - Sintomas e sinais;

- Estratégias para facilitar a alimentação: - Posturais / - Dieta / - Ambientais;

- Estratégias específicas;

- Exercícios práticos.

Esta ação foi direcionada aos cuidadores formais e estagiários desta resposta social e teve como objetivo o ensino de estratégias adequadas à alimentação da pessoa com disfagia. Para o efeito contou-se com a presença da Terapeuta da Fala da UCC, Dra. Débora Franco.

Patrocinadores