Saberes Antigos Saberes Atuais

Ao longo destes 5 séculos de vida, muitas são as razões que nos fazem orgulhar do nosso percurso histórico. Quantas gerações de Portomosenses se dedicaram de alma e coração a esta nobre causa da Misericórdia, lançando projetos, criando espectativas, amparando quem precisou, construindo anos e anos de história, que amplifica o nosso orgulho de pertença a esta comunidade.

Desde 1516, a Santa Casa da Misericórdia perpetuou um trajeto, um rumo, com muito espírito de sacrifício, trabalho e dedicação, todavia, a Misericórdia de Porto de Mós, soube resistir, fortaleceu-se e conseguiu manter sempre o seu foco, na defesa e proteção dos mais carenciados e desamparados.

Assumindo recentemente a liderança desta Instituição de solidariedade social, é convicção dos elementos que compõem esta Mesa Administrativa, que o seu património mais importante são as pessoas, o capital humano que constrói dia a dia esta instituição. Orgulhamo-nos de ter uma equipa disponível, estável e íntegra, que dá o rosto pela instituição, trabalhando com profissionalismo, dedicação e altruísmo pelas causas sociais e humanitárias. 

As instituições por si mesmo, como organização não atingem os fins, não alcançam êxitos, na medida em que não funcionam sozinhas. Contrariamente, as pessoas têm capacidade de mudar, acrescentar valor, auto – motivação, partilha de conhecimento e evolução.
Aspiramos pessoas que se envolvam e participem no que ocorre à sua volta, independentemente de transcender o âmbito do seu trabalho quotidiano. Distanciar-se simplesmente do dever, da função, ou cargo que se ocupa na estrutura, porém valorizando talentos, espírito de iniciativa, reforçando competências que ajudem a conquistar sucessos para todo o grupo.

Este livro é pois um pouco de todos nós, abrangente e agregador de registos da memória. Todos os nossos colaboradores substituíram as suas tarefas diárias, para com o seu talento e carácter, partilharem as receitas dos seus pratos preferidos, que nos fazem crescer água na boca, inflamam o apetite e perpetuam a nossa memória coletiva. Porém, este livro apresenta ainda um trabalho de recolha, investigação, pesquisa e validação científica na área das plantas aromáticas e medicinais, pois a nossa região é fértil e os nossos idosos dominam e utilizam como ninguém.
Este aniversário que celebramos, dá-nos a força do tempo, torna-nos uma referência histórica e acima de tudo permite-nos constatar que somos uma instituição com ampla contribuição, impacto e envolvência na comunidade local. Afinal, se a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós é reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, muito se deve a todos os que foram progredindo e construindo a instituição.

Conhecimentos, talento, competência, são fatores fundamentais para o nosso crescimento e cabe-nos a nós administradores, valorizar as pessoas, projetar as suas capacidades e envolve-las; este será sempre o nosso grande lema e repto para o futuro.

Queremos caminhar unidos na construção do nosso futuro.
A todos vós, o nosso reconhecimento e gratidão.
A mesa administrativa: Paulo Carreira, Eduardo Amaral, Joaquim Santos, Ana Sousa, Rui Marto, Nuno Ferreira, António Ribeiro Amado, José Carlos, Cristiana Fonseca, Cláudio Cordeiro.

Patrocinadores